MINHA MÃE É UMA ARTISTA!

terça-feira, 13 de abril de 2010

7/8/2024
A Guerra Civil Espanhola e os 70 anos Guernica


A guerra Civil Espanhola foi um confronto entre o governo de esquerda do País, sob a chefia da Frente Popular Republicana, e oposição de direita, reunindo elites, latifundiários e Igreja Católica, reunidos na Falange Nacionalista, liderada pelo General Francisco Franco. Começou em 1936, com o levante de militares no Marrocos espanhol, liderados pelo general Francisco Franco. Rapidamente, a guerra se alastrou por todo o país, opondo nacionalistas e republicanos. O conflito terminou em 1939, com 1 milhão de mortos. Os nacionalistas vencem e implantam a ditadura franquista, que governa a Espanha até 1975, quando morre Franco.

Os motivos: a reação das direitas às reformas do governo de esquerda e a grave crise econômica espanhola, que, entre 1929 e 1936, impulsiona grande número de greves, manifestações e levantes sociais.

O início: Em 29 de junho, o general Franco, à frente das divisões estacionadas na África, entra na Espanha, tomando Servilha e Cádiz. Outra frente militar ataca as províncias do norte, chegando perto da capital. O país divide-se em zonas nacionalistas, em geral concentradas em áreas agrícolas, e em zonas republicanas, situadas nas regiões mais industrializadas e urbanas do território.

Quem contra quem Os nacionalistas contam com o apoio das Forças Armadas, dos facistas italianos e dos nazistas alemães. Já os republicanos são ajudados por 25 mil voluntários de 53 paises e pelo parcial financiamento da União Soviética (o dinheiro chegou só para os militares comunistas)

Conseqüências Barcelona cai em 26 de janeiro de 1939 e, em 1º de abril, a República é abolida. Fogem do país 400 mil republicanos. Guernica, a pequena aldeia do País Basco é arrasada em abril de 1937, inspirando o quadro de mesmo nome do pintor espanhol Pablo Picasso.

HOJE VIVEMOS UMA ATUAL E CRUEL GUERNICA





quinta-feira, 1 de abril de 2010

VER OUTRAS POSTAGENS O TEATRO¨"O POTE VAZIO" REALIZADO NA ESCOLA





TEATRO: O POTE VAZIO










CONHECIMENTO PRÉVIO

Todas as aulas, após o recreio, quando os alunos vinham para a sala de aula, pediam para apresentar alguma coisa para a classe. Comecei então a incentivar, buscando assim já alguns talentos que pudessem existir na sala. Pude descobrir aquele que gostava de cantar, o outro que gostava de contar piadas, outras crianças que recitavam, liam poesias, enfim isto foi me despertando para trabalhar o teatro na escola.
Os alunos começaram a trazer notícias oralmente dos acontecimentos na China com relação aos terremotos, depois comentávamos e lembrávamos também que os jogos Olímpicos seriam realizados neste país.

JUSTIFICATIVA

Junto a tantas informações comecei a trabalhar com eles o livro O pote Vazio que trás uma linda história que se passa na China, e que tem uma mensagem sobre a honestidade que é recompensada. Assim poderia socializar todas as informações que traziam, sempre fazendo um paralelo com a nossa situação, e também poder desenvolver junto a classe um teatro, aproveitando os talentos que os alunos já demonstraram que têm.

OBJETIVO:

O meu objetivo principal é de poder desenvolver aulas diversificadas, procurando atingir todos os conteúdos , ou quase todos, que as disciplinas exigem, através da leitura do livro,das pesquisas e de outros tipos de textos,que surgirão no decorrer do desenvolvimento do projeto, com isto também desenvolver as inteligências múltiplas,dando oportunidades à eles de se descobrirem em seus potenciais artísticos, aumentando assim a sua auto-estima e conseqüentemente, melhorar o seu aprendizado.




ETAPAS PREVISTAS:
Trabalhando nas disciplinas

Português:
• Leitura do Livro O Pote Vazio
• Interpretação oral
• Trabalhar textos paralelo como: Poesia de Vinícius de Morais: As Borboletas,, de Elias José: A casa e sei dono.A vida dos vegetais.
• Ditado de palavras-chaves
• Escrita de frases.
• Fazer uso da escrita como registro de conhecimento construído ao longo do processo
• Registro de relatórios de experiência na sala.
• Reescrita coletiva, sendo a professora escriba.
• Rescrita do texto em dupla.(com alunos agrupados estrategicamente).
• Reescrita individual do texto
• Lista de palavras
• Leitura de textos informativos
• Fazer a propaganda através de cartazes.

Ciências:

• As partes da planta
• Conhecendo a metamorfose da borboleta
• Tipos de solo
• Os órgãos do sentido
• Problemas ambientais da China, sendo o segundo país mais poluente do mundo.
• Fazer experiência de plantar e acompanhar a germinação do feijão e da batata-doce na sala de aula
• Aluno recontar a história para a classe
• Conscientização quanto à fauna e flora.









Geografia e História:

• Pesquisar a posição geográfica da China, sua extensão
• Sempre fazer um paralelo com nosso país.
• Capital da China- Pequim
• Registrar fatos fundamentais e interessantes sobre a China, nacionalidade, dinheiro
• Conhecer a Bandeira da China.
• Socializar informação durante a roda de conversa diária.
• Localização da Muralha da China (uma das sete maravilhas do mundo)
• Dragão, o ser mitológico que tem o poder de trazer harmonia, além de representar a prosperidade.
• República Popular da China é o país mais populoso do mundo.
• Ter noções de alguns ideogramas chineses, e da sua cultura culinária.
• Degustar a culinária chinesa.










Artes:

• Noções básicas de teatro.
• Cenário: arvore ,flores, borboletas, palácio, lanternas chinesas, trono, dragão, roupas.
• Atividades com tangran.
• Conhecer técnica de pintura chinesa: sumiê.

Matemática:

• Formas geométricas (tangran)
• Sistema monetário












Pedagogia Empreendedora: (Valores intrínsecos)

“...Ora, somos comprometidos quando algo nos fascina, diante de algo que amamos, que desejamos, que sonhamos”.
“...Empreender é um processo essencialmente humano, com toda a carga que isso representa: ações dominadas por emoções, desejos, sonhos, valores; ousadia de enfrentar as incertezas e de construir a partir da ambigüidade e no indefinido;consciência da inevitabilidade do erro em caminhos não-percorridos;
rebeldia e inconformismo;crença na capacidade de mudar o mundo; indignação diante de iniqüidades sociais.
Empreender é, principalmente, um processo de construção de futuro”.

( Ping busca a realização de seu sonho, que era ver a sua semente germinar, florescer; o seu pai busca o sonho que todo pai tem, de ver o filho realizado, ambos buscam seus sonhos ousando com valores de honestidade, enfrentando lutas, barreiras, incertezas, mas ,dominados pela certeza de que deveriam usar da verdade conseguem atingir sua realização).

Fontes:
O Pote Vazio/Demi: tradução Mônica Stabel – S.Paulo Martins Fontes 2007
Revista Nova Escola. março 2008
Pedagogia Empreendedora –Fernando Dolabela
Sites – www. Yotube.com.br –sobre Danças Chinesas
Software Atlas . do Laboratório de Informática da escola
www.fang.com.br (pinturas chinesas)
www.novaescola.org.br
http://www.minhachina.com/china.htm


PRODUTO FINAL
Apresentação de um teatro para a escola, tendo como base o livro trabalhado.

Meus gatos,Miojo e Chinchila.