MINHA MÃE É UMA ARTISTA!

domingo, 15 de junho de 2008

PROJETO ELEIÇÃO NA MATA

Desenvolvi este projeto na Escola Rosa Cury,durante as eleições municipais envolvendo toda a escola.
JUSTIFICATIVA:
Mesmo sem perceber com clareza, sempre tomamos posição a favor ou contra idéias, fatos, valores. Por isso nossas ações, queiram ou não, é sempre política. Tomar consciência e questionar nossa posição é sair do lugar de sujeito passivo e ocupar o lugar do sujeito que escolhe, com conhecimento dos vários aspectos envolvidos na situação que se apresenta. E com conhecimento também,das nossas reais possibilidades e das possíveis conseqüências de nossas escolhas, pois qualquer ação nossa, individual ou coletiva, sempre tem uma conseqüência para nós mesmos, para os outros e para a sociedade.
OBJETIVO:
É de vital importância para a formação do cidadão a compreensão de que, as decisões que atingem diretamente nossos interesses, agora e no futuro, tais como segurança, educação, saúde, emprego, trabalho e muitas outras, serão tomadas em nosso nome, por aqueles que foram eleitos através do nosso voto.
Dizemos que o voto é uma das armas ou uma das formas de exercer a cidadania, e que as transformações no cotidiano estão associadas à cidadania.
Queremos tornar nossos alunos como sujeitos que tem voz, tem vez, tem espaço para colocar suas opiniões de maneira crítica e consciente, isto é,indivíduos autônomos, criativos, estimulados na busca de soluções para seus problemas.
CONTEÚDO:
Serão desenvolvidos os seguintes temas:
· Cidadania, liberdade e participação;
· Quem tem direito ao voto;
· Por que votar;
· Assim se faz Democracia;
· Importância dos documentos;
· Principais funções dos políticos;
· O permitido e o proibido no dia da eleição;
· Atividade prática do voto (urna);
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
· Texto: A eleição na mata.
De Cócco. M. F. e outros – Alp. 1
Análise Linguagem e Pensamento. SP, FTD, 1995.
· Cartilha do Sistema CNI, SESI, SENAI e IEL.
Revista, Nova Escola, Setembro, 1998. METODOLOGIA:
Todas as disciplinas serão exploradas:

Meus gatos,Miojo e Chinchila.