MINHA MÃE É UMA ARTISTA!

domingo, 15 de junho de 2008

texto de teatro

MÚSICOS DE BREMEN -TEATRO

CENA I:
Entra o burro cabisbaixo e triste, caminha, olhando para trás.
(Burro) Meu dono quer se livrar de mim, já se esqueceu de tudo o que eu fiz pra ele, tantos anos de trabalho ele disse que já estou velho demais.Vou me embora.

CENA II
Encontra-se com o cachorro no caminho, este muito cansado.
(Burro) Meu velho amigo que cansaço é este?
(Cão) Estou fugindo de casa, já estou velho, não posso caçar, nem guardar a casa de meus donos, por isso fui abandonado.
(Burro) Amigo cachorro, sua situação é igual a minha, somos vítimas da ingratidão dos homens... Vamos para Bremen, cantar nossas tristeza, e ganhar muito dinheiro por lá.

CENA III
Mais a frente tinha um gato também triste e cansado. O cão pensa em assustá-lo mas não tem forças nem para latir.
(Burro) Meu velho amigo, porque tanta tristeza?
(Gato) Tenho os meus motivos... Durante muitos anos mantive a casa do meu dono livre de ratos, eles nem se aproximavam da casa. Hoje estou velho, sem forças, não tenho coragem para nada. Tratei de fugir antes que meu dono me mandasse embora.
(Burro) Amigo Gato, sua história é igualzinha a nossa, por isso venha conosco para Bremen. Lá poderemos formar um conjunto musical. Ganharemos muito dinheiro cantando nossas mágoas.

CENA IV
No caminho encontraram um galo velho. Cantava com a voz rouca e cansada.
(Burro) Meu amigo, o que está fazendo aqui?
(Galo) Ora estou cantando minhas tristezas. Já não sirvo para mais nada, nem para ir para a panela. Os galos novos me expulsaram do galinheiro. Esqueceram das minhocas que lhes dei quando eram ainda pintinhos...Que mundo ingrato...
(Burro) Amigo Galo, venham também com a gente, vamos para Bremen.

NARRADOR:
Os quatro amigos pegam a estrada juntos agora. Mas Bremen ficava muito longe.Os animais andavam muito devagar pois estavam cansados, quando a noite já estava muito escura, resolveram se acomodar e dormir.

O cachorro e o burro se acomodaram, embaixo de uma àrvore, O Gato subiu num galho dela, e o Galo subiu bem no alto, espiou tudo ao redor, e dormiu também.
De repente...

(Galo) Vejam amigos! Uma luz! Deve ser uma cabana, vamos até lá?
(Todos) è deve ser mesmo, vamos sim... Deve ter algumas coisas para comer estou com muita fome!!

Caminharam em direção da luz até chegarem perto da casa. Para poderem enxergar, o Galo sobe na cabeça do Burro, e olham pela janela.
(Galo) Amigos estou vendo um bando de ladrões, e estão comendo ao redor de uma mesa, que está cheia de comida.
Todos lambem os lábios e dizem Hum que fome, o que tem lá.

(Cachorro) Que fome, tem carne aí?
(Galo) Sim, muitos leitões assados.
(Gato) E leite, tem leite?
(Galo) Deixa ver, tem muitas garrafas de vinho. Ah! Tem leite também!
(Burro) Ei, ei e para mim o que tem?
(Galo) Deixa ver, não estou vendo feno nenhum, e nem milho para mim.

O galo desce na cabeça do burro, muito bravos, pois só pra eles não havia comida.

(Gato e o Cachorro) Não se preocupe, lá dentro de vê ter comida pra vocês também.

Resolvem então juntos expulsar os ladrões da casa.Cada um sobe nas costas do outro e todos juntos começaram a fazer aquele barulho. O burro zurra, o cão late, o gato mia, e o galo canta.Os ladrões com medo , pensando que era a polícia, saem correndo numa disparada. E os animais entram dentro da casa e se alimentam fartamente. E vão todos dormir

NARRADOR
Quando todos já estavam bem alimentados e dormindo um sono muito profundo, Um dos ladrões resolve voltar.
(Ladrão) Que bobos, que nós fomos, fugimos à toa, não tem ninguém aqui! Vou acender o fogão com esta brasa, que ainda está acesa...
Mas o gato deu um salto no rosto do ladrão que o arranhou,ao sair correndo pisou no rabo do cachorro, que o mordeu a perna, depois tropeçou no burro, levando um coice, e o galo acordou, batendo asas e cantando muito alto. O ladrão, saiu em disparada, gritando que tinha visto muitos demônios.

(Ladrão) Eu vi demônios, muito... e não era a polícia não! Nunca mais volto naquele lugar, nunca mais mesmo!

NARRADOR
Até hoje, os animais vivem ali, preferiram passar os anos que restavam ali, juntos não formaram uma banda, nunca chegaram a Bremen. Mas descobriram que juntos são mais fortes. Bem mais fortes.

Texto usado no teatro desenvolvido com a 3ªsérie em 2007, baseado no livro Os Músicos de Bremen, durante o encerramento do projeto.

Meus gatos,Miojo e Chinchila.